"A dor é inevitável, o sofrimento é opcional"


(Autor desconhecido)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Parte 08 - Mais comentários

Agora lhes apresento mais alguns dos comentários que mais me chamaram a atenção naquele blog. Atentem para o fato de que eu me esforcei ao máximo para colocar nesta publicação apenas os depoimentos mais categóricos e dignos da moralidade, embora por algumas vezes nossos amigos amapaenses tenham deixado o veneno, talvez acidentalmente, escorrer-lhes ao canto da boca. Algo que eu descrevo como criticas e repreensões com muita classe. Não nego que me diverti muito revirando a pagina de comentários do rogeriopborges.blogspot.com.
Mas por favor, não parem ainda. Garanto-lhes que o melhor ainda está guardado para linhas vindouras desta minha citação.




“Sei que você não é um esclerosado, mas quero lembrar a você que muitas das pessoas que se indignaram com o seu texto não são analfabetas.
Defenderei sempre a liberdade de imprensa, mas liberdade existe para proteger valores mais caros, principalmente a democracia.
Chacota, grosseria e ofensas gratuitas, no meu humilde entender, não devem ser protegidas, pois merecem repreensão.
Por um dia você conseguiu ser um escritor nacionalmente conhecido. Meus parabéns!”

Heider Santos




Ana Claudia disse:

“Crônica é literatura, é ficção. Basta saber isso para conseguir ler uma crônica, entendê-la, saboreá-la. E se ela nos diverte, nos faz sair da realidade, viajar, melhor ainda. Isso você fez, Rogério. Aos ofendidos, meu depoimento: sou bairrista ao EXTREMO. Amo Goiás. Sofro cada vez que meu Estado é discriminado (e olha que isso é muito mais frequente do que se possa imaginar). Brigo até para defendê-lo. E depois de tanta polêmica sobre essa crônica, coloco-me no lugar dos amapenses. E se fosse com Goiás? Iria ler a crônica e abstrair dela a sua riqueza de conteúdo, o seu humor, os conhecimentos paralelos nas entrelinhas. E concluiria que, pelo menos na crônica de um "desconhecido" Rogério meu Estado estava sendo celebrado. Simples assim. Mais do que isso é procurar chifre em cabeça de égua, é complicar a vida, é olhar o mundo com os olhos do rancor, é menosprezar nossa capacidade de leitura. A você, Rogério, nos encontramos por aí, pela redação e em mais um dos muuuuuuuuuuitos lançamentos literários que sua carreira ainda viverá. Seus voos são altos, como já disse minha cunhada.Para muito além desse Goiás tão esquecido quanto o Amapá.”




José e Edileuza disseram:

“Rogério,

Você conseguiu a façanha de se transformar na "persona non grata" da atualidade aqui no Amapá. Se você ver aqui, vai ter que vir disfarçado, pois vamos mandar os melhores guerreiros da tribo Waiãpi para te recepcionar no Aeroporto (É!!! aqui tem aeroporto!!!) - brincadeirinha. se você vier aqui e passar uma semana, eu duvido se você não vai deixar esse seu orgulho de não reconhecer a burrada que fez de lado. Quando você provar o açaí (não essa gororoba que vendem aí em Goiás), um Tucunaré na manteiga, um camarão no bafo, tomar um banho no rio Araguari ou na cachoeira de Santo Antônio, ou quiser visitar a antiga base aérea norte-americana que mantém intacto o único atracadouro de zeppelins do Brasil no meio da floresta (dava uma excelente matéria jornalística), ou pescar no lago Piratuba (A Globo já esteve aqui sim, fazendo vários 'Globo Repórter'), ou simplesmente tomar uma água de coco sentado na beira do maior rio do mundo - o Amazonas, você certamente mudará de idéia e pedirá desculpas ao povo amapaense. Nossa gente é simples, como toda a alma nortista, mas corre sangue em nossas veias. Temos o orgulho de ser o estado mais preservado do país, em contraposição a Goiás, que foi devastado para dar lugar à agropecuária. Não temos pretensão de sermos conhecidos mundialmente, mas o somos assim mesmo. Somos a porta brasileira para a europa através da Guiana Francesa. Se você pretendia abstrair, porque não criou um estado fictício? - isto demonstra que você aprendeu errado sobre crônicas. Contudo, respeito sua opinião, ou seja lá como deseja chamar. Só que, todo ato tem consequências; e se você queria ficar famoso - conseguiu: a fama de desinformado e idiota.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?